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História Desportiva

Armindo Araújo iniciou-se no desporto motorizado nas duas rodas (enduro), mas foi nos ralis que, nos últimos vinte e cinco anos, alcançou os maiores sucessos desportivos nacionais e internacionais, contando no seu vasto palmarés com dois títulos de Campeão do Mundo de Ralis Produção e oito Campeonatos nacionais absolutos.

No ano 2000 fez a sua estreia nos ralis e, no final da temporada, alcançou o título de Campeão Nacional de Ralis Promoção. No ano seguinte, já no Campeonato Nacional de Ralis, disputou e venceu o Troféu Citroën Saxo, uma conquista que garantiu a entrada na equipa oficial Automóveis Citroën, com a qual conseguiu os dois primeiros campeonatos absolutos no Nacional de Ralis. Contratado pela formação oficial da Mitsubishi em 2005, o piloto de santo Tirso garantiu nesse ano e no seguinte, mais dois títulos absolutos a nível nacional.

Com todo o sucesso alcançado em Portugal, o Campeonato do Mundo de Ralis Produção foi o passo mais lógico na sua carreira e, em 2007, fez na Suécia a sua primeira prova no mundial de ralis e a sua estreia com um World Rally Car. O seu primeiro pódio internacional, graças ao terceiro lugar no Rali da Acrópole, alcançado em 2008, serviu de tónico para chegar às vitórias e, na temporada seguinte, o sonho de ser Campeão do Mundo de Ralis Produção foi alcançado. Em 2010, propôs-se a revalidar o título e, com quatro vitórias e três pódios em sete ralis disputados, venceu pela segunda vez o Campeonato, feito nunca alcançado até então por um piloto português.

Com um percurso bem estruturado, subiu, em 2011, ao escalão máximo dos ralis mundiais com a chegada da MINI. Após oito provas disputadas nesse ano, Armindo Araújo foi convidado para, em 2012, ser piloto oficial da marca no Mundial de Ralis, tornando-se o primeiro português a disputar uma temporada completa ao volante de WRC. A conjuntura económica adversa e a saída oficial da MINI do Mundial de Ralis, fez com que, no final de 2012, Armindo Araújo terminasse a sua carreira no WRC e, por não existirem condições para montar um projeto ganhador a nível nacional, fizesse uma pausa na sua carreira desportiva.

Em 2018, doze anos depois, regressou ao Campeonato de Portugal de Ralis para defender as cores oficiais da Hyundai e conquistou o quinto título absoluto, subindo para o topo da lista de pilotos com mais campeonatos nacionais. Na época seguinte esteve na discussão pelo título até à derradeira prova, despedindo-se da equipa com o terceiro lugar.

No ano de 2020, Armindo Araújo fez uma mudança estrutural na sua carreira, optando por criar um projeto privado, com a equipa The Racing Factory, tendo ao volante de um Skoda Fabia R5 chegado ao hexacampeonato. Em 2021 foi o piloto com mais vitórias, mais especiais vencidas e lideradas, mas não conseguiu garantir o título por apenas um ponto.

Apostando na continuidade do projeto Team Armindo Araújo/The Racing Factory e no Skoda Fabia R5, a temporada de 2022 foi coroada com mais um título absoluto, o sétimo no Campeonato de Portugal de Ralis. A temporada de 2023 foi, sem dúvida, marcante pelos bons e maus motivos. A disputar, em simultâneo, o Campeonato de Ralis e também de Todo o Terreno, o piloto tirsense teve um grave acidente no Rali de Fafe que o obrigou a uma paragem forçada de alguns meses e consequente ausência em algumas provas. Ainda assim, depois do regresso, voltou aos bons resultados e às vitórias, juntando ao seu palmarés a Taça da Portugal de Ralis e o primeiro título no TT. Armindo Araújo foi o campeão nacional da Categoria T3.

A temporada de 2024 nos ralis foi, em termos de performance e estatísticas, uma das melhores de sempre, mas ainda assim e por escassos dois pontos, Armindo Araújo não conseguiu um novo título absoluto. Com um piloto estrangeiro a disputar o Campeonato de Portugal de Ralis (sem poder ostentar o título de campeão nacional), Armindo Araújo foi destacadamente, em seis das oito provas, o melhor piloto português, tendo ficado a uma distância pontual dos seus adversários bastante assinalável. No Todo o Terreno, num ano em que sofreu alguns contratempos em várias provas, o pódio final na categoria T3 foi o resultado alcançado.